Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

"Tenho prata e ouro e o que tenho não te dou!"

Uma das coisas que me preocupa e que tenho que admitir que luto também com isso, é a influência da cultura da sociedade local em que estamos inseridos sobre a igreja. Se vivemos numa sociedade egoísta, possivelmente teremos uma igreja egoísta, se nossa sociedade for consumista, possivelmente a igreja também será.


É claro que lutamos diariamente pra não sermos influenciados pela cultura humana, pelos pensamentos naturais que temos, mas precisamos admitir que hoje a igreja brasileira, de uma visão geral, não apenas luta contra isso como muitas vezes já é formada nesse contexto, e as pessoas já são inseridas em uma vida cristã com valores da nossa sociedade e não do Reino de Deus. 


É fácil perceber que a palavra de Deus é completamente contrária aos nossos pensamentos naturais, as mensagens de Jesus vão contra a nossa vontade carnal, porque o Reino de Deus nada te a ver com nossos valores éticos e morais; 
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. - Isaías 55:9.


O título sugere exatamente a diferença entre a igreja de nossos dias e a igreja primitiva, a qual faziam parte Pedro e João, que eram homens simples mas cheios do Espírito Santo. Hoje vemos igrejas pregando um evangelho que enfatiza a ganância e o egoísmo, que faz o homem vir a Deus como se Ele fosse um amuleto para resolução de problemas.


Vi um comercial na televisão recentemente que mostrava um casal dando seu testemunho de vida, e contando como era a sua vida antes de encontrarem Jesus (o deles) e depois, o curioso é que é enfatizada a situação financeira que o casal está agora "depois de Cristo", o que é extremamente ridículo e revoltante ao ver o nível que foi rebaixado o evangelho por esses falsos profetas, que só falam o que os homens querem ouvir, e literalmente vendem o evangelho como se vende um produto... devia ser um desses testemunhos pagos com cachê!


Ao ver o comercial esperava ouvir o quanto suas vidas mudaram depois de conhecerem a Cristo, como seus corações estavam quebrantados, como estavam amando mais as pessoas e unidos como família... como sentiam a dor do próximo como se fosse deles, como foram transformados por dentro, tornando-se pessoas melhores, seres humanos mais amáveis... mas não! 
O que escuto é: "[...] agora temos um apartamento em 'tal lugar', temos um carro importado...[...]" Temos, temos e temos!!


Eu tive um encontro genuíno com o Cristo genuíno, e esse encontro transformou completamente meu interior, meu coração...me mostra todos os dias o quanto sou pecador e o quanto preciso de Jesus. Como qualquer ser humano normal, também quero ter coisas pra trazer conforto pra minha família, mas isso não é o centro da minha vida e nem tampouco priorizo ou me preocupo com essas coisas(segundo Jesus os pagãos é que fazem isso - Mateus 6:32) , porque sei que o meu Deus sabe de tudo que eu preciso, muito menos atribuo a Ele as minhas conquistas materiais como se ele fosse um "amuleto", porque o que Ele tem me dado é muito mais valioso que prata ou ouro, a ponto de me fazer não dar valor a isso, e já tenho sido muito abençoado.


Deus nunca prometeu riquezas pra ninguém (não que isso seja pecado ou errado), prometeu suprir as nossas "necessidades", e ter carro importado e casa na beira da praia não é necessidade de ninguém, muito pelo contrário, pode ser um pretexto pra nos tornarmos pessoas mesquinhas e egoístas.


O evangelho é o poder de Deus para salvação daquele que crê (Romanos 1:16) e não uma fórmula mágica! 


Que possamos almejar ter o que Pedro e João tinham, simplicidade, generosidade, amor, singeleza de coração, e poder de Deus e que possamos poder falar como o salmista:


Melhor é pra mim a lei da Tua boca do que milhares de prata e ouro. Salmo 119:72


Em defesa da fé em Jesus Cristo,


Guilherme da Silva