Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A maravilhosa graça de Deus!

Quando penso na palavra "graça" não consigo desvinculá-la da palavra "perdão".
Quando nos encontramos com Deus e com Seu Filho Jesus, recebemos muitas coisas da parte dEles, e nenhuma por merecimento mas por graça.

Percebo que muitas pessoas indagam sobre Deus baseados na Antiga Aliança dEle com os homens, ou no Antigo Testamento, onde tudo era baseado na LEI e quem não a cumprisse era severamente punido. Olhando com esses olhos para a antiga aliança, parece que não conseguimos enxergar um Deus de graça e misericórdia, mas sim um Deus irritado e severo.

A verdade é que nós humanos não temos limites para nossa maldade, e muitas coisas nós só não fazemos porque conhecemos as consequências dos nossos atos. Por exemplo: Muitos não roubam porque não querem ser presos, mas no seus corações não vêem problema em fazê-lo, e assim nos comportamos em vários outros delitos. Deus sabia disso desde a criação e assim colocou leis pra que nós conhecêssemos os limites.
Imagine só uma sociedade sem código penal por exemplo, se não fosse obrigatório o pagamento de pensão alimentícia para filhos bastardos? Se não houvesse pena pra homicídio? Ou seja, se nós pudéssemos fazer tudo o que pensássemos que fosse correto, se fôssemos apenas conduzidos cada um pelo seu próprio caráter.... nossa sociedade simplesmente seria um caos, maior do que já tem sido, então podemos concluir que a lei de Deus era para o nosso próprio bem.

Agora falemos da linda, libertadora, preciosa, amável maravilhosa graça de Deus! A maior prova de que Deus nada tem a ver com religião é a Sua graça.
A religião diz: faça isso e terás aquilo.
A graça de Deus diz: Tens isso, por isso faça aquilo.

A graça de Deus é tão maravilhosa que parece aquelas ofertas que temos que desconfiar de tão boas que são. Deus nos perdoou de todos os nossos delitos e pecados, através do sacrifício do Seu Filho Jesus, tudo isso apenas para que Ele mesmo não ficasse a eternidade toda sem nós.
Jesus escolheu deixar a Sua glória, junto ao Pai para ser um homem como eu e você, sujeito as mesmas tentações e sofrimentos, é como se um homem rico, por compaixão e misericórdia, trocasse de lugar com mendigo de rua e lhe dissesse:

-Tome! Essa é a chave da minha mansão... more lá! Essa é a chave do meu carro importado, use-o, agora ele é seu! Tenho banheiras térmicas pra você tomar banho no inverno, uma cama confortável das melhores e empregados pra servir você. 
Esse é meu cartão do banco, tem alguns milhões lá na minha conta, você pode ficar com tudo, compre roupas novas, um bom perfume, cuide dos meus negócios. A partir de agora é tudo seu!


O mendigo fica atônito e pergunta:

-Senhor... porque o senhor está fazendo isso? Eu não mereço... estou aqui por conta das escolhas erradas que fiz durante a minha vida, como se eu tivesse pagando pelo que fiz, porque o senhor se importa comigo? Você tem tudo que alguém poderia querer...carros, mansões, um bom negócio, todo conforto do mundo... no mínimo terei uma dívida eterna contigo!

O homem rico responde:

-Você tem razão, não merece nada disso mesmo (Efésios 2:8), que tenho por direito. Mas essa não é a questão... pra mim, ter tudo isso e ver você todos os dias nessa miséria, faz com que toda a minha riqueza perca o sentido! Eu amo você e prefiro que tenhas o que eu tenho do que ter tudo e ver você sem nada. Já vi que sozinho você nunca sairá dessa miséria, nunca conseguirá se levantar daí. Pode deixar esse cobertor velho pra mim, e essa caixa de papelão...eu dormirei aí e você vá pra minha mansão. (Gálatas 3:13)


O mendigo replica:

- Senhor, não é possível que eu não precise fazer nada pra ter tudo isso (Efésios 2:9)... deve existir algo pra eu cumprir, garanto que no final de tudo o senhor vai me exigir alguma obrigação. Existe algum risco ou algo que eu faça e possa perder toda essa riqueza que o senhor me deu?


O homem rico então lhe diz:

- Não exijo nada, eu estou libertando você... não faz sentido que eu o livre para o tornar escravo novamente (João8:36) , só vou te pedir que faças as coisas da maneira correta para que não percas por tuas próprias mãos o que eu estou te dando, mas eu não tomarei de volta. 
Apenas faça o mesmo quando vires outras pessoas na situação que tu estavas, divida a minha riqueza com outros mendigos. Ah, e mais uma coisinha... pare de usar essa droga, isso faz mal pra ti e tu não precisas mais disso, não seja mais escravo de nenhuma maldade que praticavas.... seja bondoso com as pessoas, mesmo que elas não mereçam, afinal você também não merecia isso tudo e mesmo assim eu te dei.
Ame as pessoas, perdoe-as, ajude-as... eu perdoarei você sempre que errar ou não conseguir fazer o que te pedi, desde que te arrependas do teu mal, não querendo mais praticá-lo. ( 1 João 1:9)


O mendigo termina dizendo:

- Senhor é claro que farei isso! Eu também amo o senhor (1 João 4:19) e como poderia negar algo depois de tudo que recebi! Que alegria senhor, eu não pensava que seria assim. Só tenho receio de que não consiga sempre acertar e sempre fazer a coisa certa (Romanos 7:19).... não quero magoar o senhor que tem sido tão bondoso para comigo, mas acho que não conseguirei ser perfeito... mas como o senhor disse que sempre me perdoará eu vou fazer o máximo possível pra te agradar... tudo que eu quero é te agradar agora senhor, mesmo que seja difícil, eu nunca conheci ninguém assim e vou dar o valor devido por toda a sua bondade, não quero mais errar, nunca mais!  (1 João 3:6) 
Vou fazer tudo pra que tu te alegres em mim, por amor e gratidão pelo que fizesses por mim, porque sei que nunca conseguiria pagar pelo teu favor...estou sem palavras senhor... sem palavras... (aos prantos)


O senhor rico diz:


- Vá em paz meu filho e não cometa mais erros. É isso que quero de ti, que ames a bondade e a justiça como eu amo, que sejas bondoso como eu fui contigo, que perdoes como eu te perdoei, que sejas correto como eu sou, e que tenhas compaixão de outros como eu tive de ti. (Romanos 8:29)



É mais ou menos assim como o mendigo se sentiu que nós devemos nos sentir em relação a graça de Deus. E é claro que Deus é MUITO mais bondoso que o homem rico de minha estória, e a nossa miséria e condenação era MUITO maior que a do mendigo, mas usando essas coisas nós conseguimos entender melhor.

Essas "riquezas" que o mendigo recebeu e que eu as expressei como bens materiais, não referem-se a bens materiais em primeiro lugar, e também não referem-se apenas as riquezas que teremos em sua promessa de morarmos no céu com Ele por toda a eternidade, sem pecado e sem pranto ou dor, mas refere-se já a toda a riqueza espiritual e bençãos que temos em nossa vida conturbada aqui na Terra, refere-se a hoje, agora, a como somos felizes e abençoados em vivermos com Cristo em meio a essa guerra diária que enfrentamos, não importando se somos escravos, livres, pobres ou ricos.

Muitos desvalorizam a graça de Deus, com pensamentos do tipo: "Posso pecar porque Ele sempre me perdoa mesmo!" , como se Deus fosse uma espécie de palhaço ou trouxa pra nos tratar dessa forma. Conforme o texto de 1 João 3:6, que diz "[...] qualquer que peca (que pratica o pecado, porque sempre pecaremos, não somos perfeitos) não o viu nem o conheceu.", deixa claro que quando conhecemos a maravilhosa graça de Deus, não queremos mais o pecado, queremos apenas agradar o nosso Senhor.

Que você possa conhecer a graça de Deus, que veio através do Seu Filho Jesus Cristo (João 1 :17), que nos perdoa, nos transforma, nos deixa sem palavras para descrevê-la, você precisa conhecer a graça de Deus!!!!


"Veio, porém, a lei, para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça." Romanos 5:20

"Que diremos pois? Permaneceremos no pecado para que a graça abunde? De modo nenhum" Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" Romanos 6:1-2


"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum!" Romanos 14-15


"Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifícios pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários." Hebreus 10: 26-27


Em defesa da fé em Jesus Cristo,
Guilherme da Silva