Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

Cristãos sem "igreja"

Um dos questionamentos mais polêmicos hoje em dia, faz bem a um cristão não fazer parte de uma igreja local? Cristãos que não vão a igreja estão desviados? Precisamos de pastores? Há como ser "comunidade" como em Atos dos apóstolos?

É uma discussão ferrenha, parece que muitos crentes encontraram a verdadeira "graça" de Deus na liberdade total para viverem suas vidas sem prestar contas a ninguém, afinal o véu do templo se rasgou e todos podem ter um relacionamento direto com Jesus Cristo de fato.

A instituição igreja tem uma parcela alta na culpa de haver tantas dessas "ovelhas sem pastor", por conta de escândalos em sua história, doutrinas de homens e até mesmo de demônios, tradições humanas (ex: Mulher não-virgem não poder casar de vestido branco) e tantos outros absurdos que foram infiltrados na mente dos crentes em algumas das instituições, não entendam isso de forma generalizada.

A verdade é que os problemas que existem na igreja, sempre irão existir, mesmo que deixemos de congregar para tentar frustrantemente viver em comunidade estaremos logo logo nos reformulando como igreja novamente.
As principais razões de crentes deixarem as congregações são por não concordar com certos dogmas e doutrinas, não concordar com a visão local, mágoas e feridas, insubmissão às autoridades. É verdade que toda autoridade é instituída por Deus (está na Bíblia em Romanos 13:1) mas analisemos algo que constantemente acontece:

Alguém sai de uma instituição (por rebeldia, vamos usar neste exemplo uma razão errada) abre uma congregação e torna-se o pastor naquele lugar. Essa pessoa é mal vista pela congregação de origem, mas é autoridade na nova congregação.
E então, essa autoridade também é instituída por Deus? Tendo feito tudo de uma maneira errada, de repente saindo da igreja de origem brigado e de mal com algumas pessoas? Há controvérsias!!!

Precisamos analisar os fatos, os frutos na vida das pessoas. É muito cômodo pra nós não congregarmos em lugar nenhum, não prestarmos conta da nossa vida pra ninguém, e há quem diga: "A minha vida eu presto contas pra Deus! Jesus é meu discipulador pessoal!"

É claro que é mais fácil prestar contas a Deus, mas precisamos prestar contas a Deus através dos nossos irmãos, por isso Tiago 5:16, por isso 1 João 4:20.
Pense bem: Deus está sempre nos vendo, mas não temos vergonha de pecar diante dos Seus olhos, mas de pecar diante dos olhos do nosso irmão nós temos, não é verdade? Por isso Deus nos fez para nos relacionarmos uns com os outros.

Existem coisas que acontecem em nossas vidas que nós precisamos apenas de pessoas pra desabafar, pra nos abraçar, pra nos orientar. Temos Deus, Jesus, o Espírito Santo nosso consolador e mesmo assim às vezes precisamos apenas de um ser humano, de um semelhante, só isso, e Deus sabe bem disso, foi Ele que nos fez assim.
"Quando assunto é relacionamentos, Deus só não é suficiente!" Pr. Neil Barreto

Esse é PRA MIM o único motivo importante de "não deixarmos de congregar" e também por causa de 1 Coríntios 14:26:

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

Em defesa da Fé em Jesus Cristo,
Guilherme da silva

8 comentários:

  1. da-lhe guigo muito bom e pertinente o assunto, "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.” Hebreus 10.25 Fico pensando o povo no nosso país com tantas opçoes boas de Ministérios para congregar e liberdade de escolher, escolher ficar sem igreja local, fora de uma cobertura que cuida, abençoa, protege etc. Olha cada caso é um caso, entendo q a pessoa q foi machucada e ferida por um ministerio local, possa ate demorar ate encontrar um novo lugar para congregar.Mas em geral as pessoas nao querem se submeter a ninguem mesmo. Tem um monte de gente por ai laragando igreja local e abrindo Ministerio por conta prória, e o pior q esses dias escutei falar q tem gente q se diz "apostolos" q cobram para ordenar pastores, alguns lideres q se sentem injustiçados por nao terem sido ordenados pastores onde congregavam, muito triste se isso for verdade. Sei é q alguns amigos meus q tiveram a oportunidade de fazer missoes em lugares fechados ao evangelho e longe do Brasil, não entendem como não valorizamos a igreja local aqui no Brasil, pois lá fora os caras clamam, gemem e choram por poder congregar em algum lugar!!um grande abraço Guigo e Cassia fiquem na paz!! Tiago Prestes

    ResponderExcluir
  2. NO LIVRO DE JUDAS HÁ MENÇÃO SOBRE ALGUNS TIPOS DE COMPORTAMENTO GERALMENTE OBSERVADOS NESTAS PESSOAS.

    É o barateamento e banalização da graça de Deus. Se a graça é um "favor imerecido", então, quanto menos mérito se tem, maior é o espaço para a graça de Deus se manifestar. Dessa forma o pecado passa a ser um aliado da graça de Deus, na medida em que quanto mais se peca mais Deus tem ocasião de mostrar-se gracioso. Esse é o pretexto do liberalismo comportamental. Além disso, essa perspectiva de barateamento da graça de Deus passa também pela idéia de que Deus é gracioso e sublime demais para ocupar-se com os banais deslizes humanos. Ou seja: a graça passa a ser vista numa dimensão tão superior que faz com que seu portador Absoluto, Deus, não possa baixar-se desse piso de elevação e generosidade sob pena de diminuir-se. E assim, usa-se a graça de Deus contra o próprio Deus. E mais, faz-se com que Deus seja escravo de sua graça e fique inflexivelmente contido por ela.*Desse modo, mais uma vez a graça de nosso Deus é "transformada em libertinagem", na medida em que é usada para explicar o alegado desinteresse de Deus pelas "pequenas realidades morais" dos seres humanos.
    É a graça conveniente. Evocada para justificar o pecado, não o pecador.

    AH, E TAMBÉM TEM PROBLEMAS COM AUTORIDADE...MAS É OUTRO ASSUNTO, ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. não sou de justificar erros meus nos outros e nesse caso é bom ver bem de perto a palavra de Deus .........
    não há porque deixar de se congregar, mesmo que, por "pessoas" pseudo ´-espirituais algumas vezes , seja melhor não vê-las , é pecado deixar de se congregar-se é por motivo vão, não ir por causa de este ou aquele., é necessário sim; ouvir o que Deus tem a falar ., isso é o que precisamos da sua direção ., não podemos nos confundir, as pessoas sempre nos darão motivos para nos afastar , mas Deus não tem parte nisso, a sua parte é com a palavra , nossa é o obedecê-lo .
    ovelha longe do rebanho é presa fácil pro inimigo.
    Esta na hora que os VERDADEIROS a filhos de Deus resplandeçam, más não pelos atributos externos ,, e sim; pelo testemunho , pelos frutos dignos de arrependimento, aqueles que Deus QUER VER EM NÓS,
    NÃO SOMOS MAIS DO QUE NINGUÉM , NEM TEMOS MAIS DO QUE AQUELES A QUEM SERVIMOS, SOMOS SIMPLESMENTE SERVOS, QUE PRECISAMOS ESTAR A PRESENÇA DAQUELE A QUEM SERVIMOS CONSTANTEMENTE...... não tem como servir a Deus e não estar em comunhão com o povo dele ........... ou tem????????????

    ResponderExcluir
  4. Se dentro de uma congregação os ditos "irmãos" são irmãos só dentro da igreja e fora dela um não tá nem ai para o outro, porque fazer parte de uma congregação sendo que a pessoa esta isolada mesmo dentro daquela multidão de pessoas da congregação. Melhor orar só em casa, ler a bíblia do que fazer parte de uma igreja que se diz "igreja" mas de igreja não tem nada. As vezes até dentro da igreja a pessoa simpeles é discriminada, quanto mais fora.
    Pulpito da igreja de hoje é lugar para apresenação de prefeitos, vereadores que buscam votos da congregação e os pastores puxam o saco pra ver se consegue uma ajudinha. To de saco cheio do "EREM" (Encontro regional dos evangélicos de mariana) que é um lugar mais de politicagem do que de pregar o evangelho ou para unir os cristãos e ganhar mais pessoas seguidoras de Cristo. chega.
    Os lideres só promovem outros lideres se estes tem status pra isto.
    a visão é material, não espiritual.
    pra que congregar assim? melhor ficar em casa e cultura a deus em familia ou só mesmo.
    marquinho0069@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Marquinho, tens razão em todos argumentos apresentados, mas a palavra de Deus nos diz para "não deixarmos de congregar" (reunir, ajuntar) como é costume de alguns". O véu se rasgou e podemos sim nos achegar a Deus em nosso quarto, mas Deus nos fez seres sociais, para andarmos juntos, para discipularmos, para confessarmos nossas falhas uns para os outros, para isso existe a congregação.

      Fico muito triste em ver que tudo que dissesse é verdade, nossos púlpitos hoje na grande maioria é palco de shows, promoção de políticos, mas isso os líderes vão prestar contas com Deus no grande dia. Fica firme na palavra do Senhor, e que Deus te abençoe e posssa te usar como profeta para acabar com toda essa "palhaçada" que temos visto.

      Excluir
    2. Caros, está cada dia pior.
      É um grande jogo de interesses, e muitos deste escusos e imorais.
      Devemos seguir somente a Jesus e ninguém mais.

      Fiquem na paz.

      Excluir
  5. Amados, foi bom ler tudo acima. Nunca fui em uma comunidade sem templo. Concordo que precisamos nos congregar. Hoje acredito que a Igreja de Cristo pode perfeitamente funcionar como em Atos - nas casas. Com liderança local, evangelismo e cuidado pastoral. Creio que pode existir uma igreja livre não para fazer o que quiser, mas sim a vontade de Cristo. Uma Igreja que não esteja presa a quatro paredes e que viva em família verdadeiramente. Não brigue por patrimônio e nem dispute espaço com ninguém, apenas se preocupe em viver o Evangelho. Cristo verdadeiramente aceitar todos aqueles que se reunirem em verdade em torno Dele e a estes chamará de sua Igreja Amada. Alguém discorda?

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela é muito importante pra nós!

Comente!!!