Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Segundo casamento, o que a Bíblia diz a respeito disso? (Parte 1)


Me chama a atenção como é distorcido e mal interpretado o texto de Mateus 19, onde os fariseus perguntam a Jesus a respeito da carta de divórcio autorizada por Moisés.
Antes de opiniões próprias que sejam guiadas pelas emoções, é melhor consultarmos a Bíblia e é necessário analisarmos tudo, o contexto, o propósito de Deus para o casamento, o por quê de Moisés ter permitido a carta de divórcio, e não apenas um único texto bíblico.

Apesar de que em alguns assuntos (como este por exemplo), um simples verso específico como: "Detesto o divórcio, diz o SENHOR" Malaquias 2:16, ou "O que Deus ajuntou, não o separe o homem." Mateus 19: 6b, já deveria bastar para entendermos, mas como sempre damos um jeitinho pra tudo, é melhor aprofundar o estudo.

ALIANÇA: Forte compromisso, lealdade até a morte. Morte à vida independente. Aliança implica Promessas e Termos. TUDO é compartilhado.
Aliança não é um contrato. Quando se faz um contrato e uma das partes não cumpre os termos, esse contrato pode ser desfeito, aliança não depende das mesmas condições.

No plano original de Deus para o casamento, demonstrado em Adão e Eva, Ele toma de dentro do homem a matéria para criar a mulher (Gênesis 2:23-24) . Após Adão exclamar "Ela é osso dos meus ossos e carne da minha carne!" vem o verso 24 "Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois em UMA só carne".
Deus os vê como UM só (exceto para salvação que é individual).
Leia Malaquias 2:15

Homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados (Gênesis 5:2)

Deus identifica o homem e a mulher apenas pelo nome de Adão, pois os dois são "uma só carne". Adão = Adão + Eva.
No plano de Deus, o casamento é para que cada um sirva AO outro e não cada um SE sirva DO outro. No casamento, as necessidades do nosso conjuge devem ser prioridade pra nós e não nossas próprias necessidades.

Após a queda com o pecado, toda essa pureza foi se perdendo, surgiram poligamias, múltiplas concubinas, divisão e divórcio. Enfim Moisés exigiu um decreto de divórcio por escrito para corrigir o problema. (Mateus 5:31)

O divórcio não é uma opção para os cristãos!

Carta de divórcio estava na lei, "por causa da dureza dos corações". O que me deixa estarrecido, não é o segundo casamento na sociedade e sim na igreja de Deus!
Casais sendo destruídos por falta de perdão e amor, falta de reconciliação, casais casando e descasando como se fosse brincadeira e com um simples argumento:
"Ele(a) me traiu e Jesus disse que nesse caso (relações sexuais ilícitas) estou livre para casar!"

Onde está o perdão? o amor? a aliança? os votos?

Nenhuma condenação (Romanos 8:1-2)

Se você já experimentou o divórcio e novo casamento como cristão, busque na palavra de Deus orientação. Este ensino não tem o propósito de colocá-lo debaixo de condenação!
Se estamos fora da vontade de Deus, precisamos nos arrepender, receber perdão e continuar a caminhada. É melhor reconhecer o pecado e arrepender-se do que defender nossas ações.
O propósito deste ensino é trazer libertação e pôr fim ao tormento e condenação que o pecado provoca. Por favor, pesquise sobre o assunto nas Escrituras.
Muitas vezes, as pessoas dão o mesmo valor das Escrituras ao que as pessoas dizem e isso traz confusão.


Seja livre em nome de Jesus e deixe Deus restaurar a sua família e o seu casamento!

Exploraremos mais afundo o texto de Mateus 19 sobre adultério, divórcio e novo casamento na parte 2 dessa postagem.



2 comentários:

  1. ai,ai...e onde esta o perdão de Deus e a graça. Se não fosse pela graça Dele com certeza vc não estaria aqui né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A graça de Deus não é desculpa para violarmos nossas alianças. Obrigado pela participação.

      Excluir

Expresse sua opinião, ela é muito importante pra nós!

Comente!!!